Banif fecha venda do Banif Mais por 400 milhões

Citamos

Económico

O comunicado do banco foi enviado à CMVM e revela um impacto no rácio de capital de 100 pontos base.

Está concluída a primeira operação de venda de activos do ano por parte do banco liderado por Jorge Tomé.

O Banif acaba de anunciar que concluiu hoje a venda da sua participação de 85,92% no capital social da Banif Mais SGPS, entidade que detém 100% do capital do Banco Banif Mais, à Cofidis Participations, sociedade com sede em França. O valor do negócio confirma o já anunciado, preço (para a totalidade do capital social da Banif Mais SGPS) de 400 milhões de Euros.

“Esta transacção está alinhada com o plano estratégico do Banif e é expectável que tenha um impacto positivo estimado nos rácios de capital consolidado do Banif, em particular um aumento no rácio Common Equity Tier 1 (CET1) de 100 pontos base (pb) com os critérios phased-in e de 126 pontes base em base fully implemented”, refere o banco em comunicado.

Esta é apenas uma das várias aquisições que o Banif prevê fazer ao longo do ano. Terá ainda de vender o Banif Malta, o Banif em Cabo Verde (BCN) e a Açoreana.

O banco precisa de capital para pagar a ultima tranche dos CoCo´s ao Estado de 125 milhões.

O Banif irá manter com o Banco Banif Mais, a parceria estratégica de distribuição e crosselling para a área do crédito especializado ao financiamento de veículos.