PS quer ouvir tanto administradores do Banif como quadros do Banco de Portugal

Citamos

Diário de Notícias

Finanças em peso na lista do PS: Mário Centeno, Maria Luís Albuquerque e Vítor Gaspar, chamados à comissão de inquérito.

O requerimento do PS pede que sejam chamados à comissão de inquérito um total de 11 administradores do Banif, entre executivos e não executivos, e 10 quadros do Banco de Portugal.

Alguns dos nomes citados no documento entregue ao presidente da comissão, são o do atual ministro das Finanças, Mário Centeno, e os antigos titulares da pasta no executivo PSD/CDS-PP, Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque.

O PS quer também ouvir os administradores do Banif, nomeadamente. Jorge Tomé ou Luís Amado. Do Banco de Portugal, os socialistas querem ouvir o governador, Carlos Costa e Pedro Duarte Neves, José Berberan Ramalho e António Varela, pertencentes aos quadros do banco.

No entanto, algumas figuras da Comissão Europeia que participaram na resolução do Banif também devem ser chamadas para prestar esclarecimentos.

Os socialistas, coordenados pelo deputado João Galamba, sublinham que o objetivo da comissão é “avaliar” o comportamento da autoridade de supervisão financeiro do Banco de Portugal ao caso Banif.

Os trabalho da comissão de inquérito pretendem averiguar a “avaliação de riscos e alternativas” da decisão, “no interesse dos seus trabalhadores, dos depositantes, dos contribuintes e da estabilidade do sistema financeiro”.

A comissão parlamentar de inquérito reuniu-se esta quarta-feira, para definir calendários de audições e metodologias de trabalho.