Santander Totta compra a Gamma

Citamos

Económico

No âmbito de um processo competitivo, celebrou no passado dia 17 de Junho de 2016 com o Banif – Banco de Investimento, um contrato de compra e venda da totalidade das acções representativas do capital social da Gamma. O Banif – Banco de Investimento também está à venda.

O banco liderado por António Vieira Monteiro confirmou a compra da Gamma, uma sociedade que essencialmente titulariza créditos que eram do Banif, à Oitante, que tinha sido avançada em primeira-mão pelo Economico.

O Banco Santander Totta comunicou hoje ao mercado, que, “no âmbito de um processo competitivo, celebrou no passado dia 17 de Junho de 2016 com o Banif – Banco de Investimento, um contrato de compra e venda da totalidade das acções representativas do capital social da Gamma – Sociedade de Titularização de Créditos, S.A., uma sociedade de titularização de créditos registada junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e respectivos créditos por prestações acessórias”. O preço não foi avançado.

A Gamma é uma sociedade que essencialmente realiza emissões de obrigações titularizadas, que tinha como principal cliente o Banif e que ficou na Oitante na resolução – é uma sociedade que interessa ao Banco Santander Totta precisamente porque tendo este ficado com os activos (créditos) do Banif, não possui nenhuma sociedade com essa actividade de securitização de créditos.

A Gamma tem cerca de 6,3 milhões de euros de capitais próprios e em 2014 realizou três emissões de obrigações titularizadas, num montante global de aproximadamente 1.900 milhões de euros. As carteiras de crédito cedidas à Gamma para serem titularizadas, eram essencialmente originadas pelo Banif. No primeiro semestre de 2015 a Gamma apresentou resultados líquidos de 287,9 mil euros.

A concretização desta aquisição encontra-se dependente da verificação de condições usuais neste tipo de operações, nomeadamente a obtenção das autorizações que se mostram necessárias junto das respectivas autoridades competentes.

A Oitante, lideradapor Miguel Barbosa, também tem em processo de venda o Banif Banco de Investimento.

A venda do banco de investimento pela Oitante já vai na segunda fase. A N+1 escolheu uma short-list onde estão incluídos a Cabot Square (que está prestes a concluir a compra da Montepio Crédito) e a Patris. Os candidatos irão fazer as propostas vinculativas até 30 de Junho.