CMVM diz ‘sim’ a convite por carta e vai reunir com lesados do Banif

Citamos

Notícias ao Minuto

Reunião é já na esta quarta-feira, dia 16.

processo prolonga-se para os lesados do Banif. Mas há uma novidade a ter em conta: a ALBOA (Associação dos Lesados do BANIF), adianta que vai ser recebida esta quarta-feira, dia 16 de agosto, a partir das 9h, com Gabriela Figueiredo Dias, presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A reunião surge após um convite por carta da associação endereçado à CMVM, e após o tema ter voltado a ser assunto da atualidade política.

Os lesados recordam as palavras de António Costa, primeiro-ministro, que adiantou que “há vontade política do Governo para resolver a situação”. E realçam ainda que, apesar de divergências entre PS e PSD, numa “mútua troca de acusações sobre as culpas do ‘Caso BANIF'”, as “declarações [proferidas], porém, eram todas no sentido de os lesados terem sido vítimas de um sistema que os enganou”.

“As vendas de obrigações BANIF, uma altura em que o banco já estava nacionalizado (maioria do capital detida pelo Estado), atingiu foros de verdadeiro escândalo, com vendas extremamente agressivas e ardilosas por parte dos comerciais bancários, a mando das respetivas direções de marketing. Há documentos internos a provarem estas práticas”, aponta ainda a associação em comunicado enviado às redações.